Contador de Visitas

terça-feira, 26 de março de 2013

O abandono

É interessante como o ser humano é duro de coração! Não são todos, mas a maioria são frios, calculistas ... covardes mesmo! Pior do que conviver com um portador de Alzheimer, é a gente se sentir abandonada e esquecida! Pois é ... a medida que foi ficando "claro" para os familiares e amigos, a doença de Alzheimer da minha mãe, as pessoas foram simplesmente nos abandonando! Meu pai sofria com isso, e eu também! Acostumada a ver pessoas com famílias tão unidas, nosso primeiro abandono sofrido foi da própria família! Nem parentes, nem sobrinho, nem cunhadas, nem irmãos nos telefonavam mais ou se quer vinham nos visitar. Então, passei a relembrar as palavras da geriatra que acompanhava a minha mãe: "Agradeça a Deus por essa doença, pois agora você irá saber quem são seus amigos"! Eu tinha tantos "amigos"! O nosso telefone sempre tocava todos os dias! De repente, passou a ficar em "silêncio", pois nem por telefone as pessoas nos procuravam! Era, então, difícil de acreditar naquele abandono geral !!! Isto causou grande desgosto em meu pai, pois apesar de ser mais velho que mamãe sete anos, ele estava bem lúcido! Me lembro do quanto ele reclamava comigo do "sumiço" dos filhos, dos netos, das noras ... triste realidade! Quantas vezes tive que ouvir e ver meu pai chorando sentindo falta da família! Mamãe também sentia, apesar de que já não estava mais lúcida, ela sempre chamava pelos nomes dos filhos, dos netos ... Só eu sei a barra que eu tive que aguentar! Papai, certa vez, preocupado comigo, chegou a me dizer que se a mamãe morresse primeiro, era para eu não ter pena e colocá-lo em um asilo, pois ele não aguentava mais ver meu sofrimento cuidando deles dois: SOZINHA !!! A verdade é que meu pai estava certo, e ele sabia, podia ver em meu rosto a minha tristeza! A cada dia eu me sentia mais PRESA a eles, sobrando menos tempo para mim, e me sentindo sobrecarregada. O abandono dói muito!...A solidão fere, machuca. Aos poucos eu fui percebendo o distanciamento de várias pessoas que eu acreditava serem meus amigos! "A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo." (Tiago 1,27) Senti-me abandonada, também, pela igreja que servi durante anos da minha vida! Somente os verdadeiros e poucos amigos é que continuaram comigo. Quanta dor isto me causou! Abandonada pela família de sangue e pela família espiritual! Houve momentos até que quando eu saía, e na rua encontrasse algum conhecido, simplesmente mudavam de calçada e fingiam não me verem! Aos poucos foi ficando muito claro, para mim, que todo aquele afastamento se dava pelo motivo de não quererem que eu pedisse algum favor! A presença da família e dos amigos é imprescindível para o tratamento de um paciente de Mal de Alzheimer! ... e também serve de APOIO para nós que cuidamos e zelamos pela saúde deles. É tão pouco o que eles necessitam: SÓ CARINHO E AMOR !!! Lamentavelmente, meu pai entrou em depressão por conta desse abandono e por ver a mamãe se "transformando" a cada dia em função da doença de Alzheimer. E para minha tristeza, ele veio a falecer em 21 de março de 2011! Essas fotos de meu pai, foram tiradas 1 (um) mês antes dele se internar no Hospital Federal do Andaraí - RJ. Eu fiz de TUDO para "ocupar" o vazio no coração de meu pai, mas não foi o suficiente. Reconheço que anos antes de minha mãe adoecer, ele foi um pai muito severo. Durante muito tempo maltratou a minha mãe! Mas desde que mamãe adoeceu, ele se transformou! Mudou da água para o vinho! Chorou muito ao ver a situação da minha mãe, e posso assegurar-lhes que a doença de Alzheimer só nos trouxe bênçãos, pois regenerou o meu pai! Pena que mamãe não estava em sua sã consciência para ver essa transformação! Ela teve ao lado o melhor marido e amigo que ela poderia ter tido! EU SOU TESTEMUNHA DISSO! E eu tive o melhor pai do mundo!! E o PERDÃO surgiu da maneira mais linda! EU PERDOEI MEU PAI POR TODO O MAL QUE ELE HAVIA CAUSADO A MINHA MÃE!!! E graças a Deus, que em vida, ele pode reconhecer seus erros e se regenerado! O mais maravilhoso é sabermos que DEUS NÃO NOS ABANDONA NUNCA! NUNCA! NUNCA !! E foi nessa certeza que eu encontrei FORÇAS para superar o distanciamento das pessoas, dos familiares. Deus é a suprema bondade e misericórdia ... e sabe como nos "acalentar" em Seus braços de PAI! "Ó Senhor Deus, como eu te amo! Tu és a minha força, a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador. [...] Tu me proteges como um escudo; és meu abrigo; contigo estou seguro." (cf. Sl 18[17],2-3) ; PARA VOCÊ QUE SE SENTE ABANDONADO, TENHA EM SEU CORAÇÃO A CERTEZA DESSAS PALAVRAS DITAS POR JESUS:"Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos." (Mt 28,20b) LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO! AMÉM!!!

4 comentários:

  1. Eu estou sentindo isso hj.muito abandono

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elane ... realmente o ABANDONO é algo que nos dói e muito! Mas creia: Deus não nos abandona NUNCA! Por isso ficar firme com tua missão. "Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia nunca faltará". Se você tiver perfil no facebook, procure-me por lá para caso queira vez em quando "conversar" com alguém. Eu estou na página www.facebook.com/alzheimeramorerenuncia. Te espero por lá! Abraços e que Deus te abençoe sempre...amém.

      Excluir