Contador de Visitas

sexta-feira, 8 de março de 2013

O convívio com a doença de Alzheimer

Após o diagnóstico de Alzheimer e início dos medicamentos, aí começou o nosso calvário: meu e de meu pai que ainda era vivo, na época. A rotina de se seguir os horários e medicamentos prescritos pela médica geriatra. Alimentação a base de legumes, frutas, verduras, carnes brancas. Até a mamãe se adaptar ao medicamento melhor para ela, nossa: NÓS SOFREMOS MUITO !!! A cada troca, a cada alteração na dose, a mamãe reagia sempre negativamente! Ficava mais agitada e agressiva. Esmurrava os portões na tentativa de ir para a rua ... passava noites em claro andando de um lado para o outro ... comia exageradamente! O que via pela frente simplesmente COMIA !! Tivemos que retirar do alcance dela produtos de limpeza, garfos, facas ... qualquer coisa que colocasse em risco a saúde e a vida dela. Certa vez, com ciúmes de meu pai (ela já não me reconhecia como filha!), pegou uma faca e veio para cima de mim. Eu fiquei inerte diante da cena, e Deus "usou" meu pai, que conseguiu tirar a faca da mão dela sem se machucar e nem a ela mesma! Mamãe não tinha controle pela urina e nem as fezes, então quando ela sentia vontade, fazia em qualquer lugar da casa! Sim, isto mesmo: EM QUALQUER LUGAR DA CASA! Várias vezes urinou no sofá, defecou no chão da sala, da cozinha, do quarto!!!!!!!! Com o tempo passou a implicar com meu pai dizendo que o carro dele ERA DELA!! Santo Deus, foi como estar no próprio inferno, pois NINGUÉM podia se aproximar do carro: NINGUÉM! Nem mesmo o meu pai! Ele só conseguia usar o carro se ele a levasse junto!!! Me lembro de uma ocasião em que meu pai necessitou fazer um conserto no carro, e chamou um mecânico em nossa residência ... FOI UMA VERDADEIRA LOUCURA!!! Ela pegou uma vassoura e por pouco não acertou a cabeça do mecânico! rsrssss Os calmantes não faziam efeito ... incrível!!! E a doutora dizia que não poderia administrar uma dosagem maior, pois correria o risco dela entrar em coma! E, assim, se seguiram os anos ... a cada mudança na dose dos medicamentos, nós "pagávamos caro" por isso: ERA SÓ SOFRIMENTO!! Mamãe era completamente AGITADA ... não nos dava sossego! Não dormia e não nos deixava dormir. ELA QUERIA IR PARA A RUA!!! Só pensava nisso! Tínhamos que esconder as chaves, pois ela era muito esperta: sempre achava as chaves e depois nem ela, nem nós sabíamos aonde estavam! E era um tal de troca, troca de chaves ... muito estresse mesmo!! Me lembro de quantas noites chorei em meu quarto pelo cansaço, por vê-la assim, por ver meu pai já idoso e operado do coração e próstata ter que conviver com aquela realidade. Sentia perdendo os melhores anos da minha vida! Mas o que SEMPRE me dava forças era a MINHA FÉ EM DEUS!! E com muito sacrifício eu tanto ia a igreja, fazia minhas apresentações missionárias, cuidava dela, cuidava do pai, e cuidava da casa também. Nós tentamos contratar uma diarista, mas era difícil, pois ela NÃO ACEITAVA NINGUÉM TRABALHANDO NA CASA, ou seja, "mexendo" nas coisas dela! Que loucura gente ... que loucura!!!! Os anos foram se passando, e a doença cada vez mais agravando, pois ALZHEIMER NÃO TEM CURA, É IRREVERSÍVEL, e a tendência é só piorar. NÃO EXISTEM REMÉDIOS PARA ALZHEIMER, APENAS "PALIATIVOS". ************************************************************************************ ************************************************************************************ A VOCÊ que está lendo esta postagem, só posso lhe dar uma certeza: DEUS É A NOSSA FORÇA!!! Somente em DEUS eu consegui superar muita coisa! FÉ é imprescindível para nos AJUDAR a conviver com um paciente de Alzheimer. A cada noticiário que assisto na TV de pessoas que maltratam idosos portadores de Alzheimer, logo assim os defino: NÃO TÊM DEUS NO CORAÇÃO!! Só quem AMA E CONFIA EM DEUS PODERÁ SUPERAR TODO O SOFRIMENTO CAUSADO PELA DOENÇA DE ALZHEIMER. Se a pessoa não estiver alicerçado nessa FÉ, com certeza se sentirá desestruturado, vai cair em depressão, não vai saber lidar com a situação e em último caso VAI QUERER SE LIVRAR DO "PROBLEMA" internando o paciente em um ASILO. NÃO FAÇAM ISSO, PELO AMOR DE DEUS ... Olha, já se passaram mais de 5 anos que minha mãe está com essa doença ... Ela agora é como um bebezinho!... me chama de MAMÃE!!! Me faz carinho ... É UMA CRIANÇA QUE DEUS ME DEU DE PRESENTE PARA EU CUIDAR COM MUITO AMOR E CARINHO, ATÉ QUE SE CUMPRA O TEMPO DELA AQUI NA TERRA!!! Assim diz a Palavra do Senhor no Livro do Eclesiástico, capítulo 3, versículo 19: "Meu filho, faze o que fazes com doçura, e mais do que a estima dos homens, ganharás o afeto deles." NÃO É FÁCIL LIDAR DIARIAMENTE COM UM PACIENTE DE ALZHEIMER ... eu bem sei disso ... MAS COM AMOR TUDO PODE!! AME, AME MUITO SEU PAI, SUA MÃE ... DÊ AMOR A QUEM TE DEU AMOR A VIDA INTEIRA! SÃO OS ÚLTIMOS MOMENTOS DELES NA TERRA ... EM VEZ DE PENSAR QUE VOCÊ TEM UM GRANDE "PROBLEMA" EM SUA CASA, PENSE QUE VOCÊ "GANHOU NA LOTERIA", POIS DEUS VAI TORNAR SUA VIDA PRÓSPERA ... UMA VIDA SÓ DE BÊNÇÃOS!!! E quando este seu ente querido for para junto de Deus, você terá a certeza de que cumpriu com o seu dever de filho(a). ************************************************************************************ Com o passar dos anos, mamãe já nem segurava mais a canequinha para tomar o suco! Aliás, durante anos minha mãe não quis mais beber água! Só bebia SUCOS da marca "Mais Vita". Segundo a geriatra que fazia acompanhamento da mamãe, ela dizia que cada paciente de Alzheimer tem um tipo de "reação": enquanto uns não querem comer ou beber, simplesmente outros se alimentam absurdamente! E no caso da mamãe, ela havia pego a "mania" de só beber suco! Mas, bem antes dessa época, ela tinha uma outra "mania": vestia várias peças de roupas uma sobre a outra! Tipo, 3 bermudas ao mesmo tempo, 3 camisas ao mesmo tempo ... E podia estar o maior calor, e ela querendo roupas "quentes". O curioso é que quando ela era saudável não era uma pessoa friorenta ... nem no inverno usava agasalhos! ************************************************************************************ Enquanto ela ainda andava sozinha, nós ficávamos loucos com toda a desordem que ela fazia na casa! Bastava, por exemplo, eu arrumar as roupas nas gavetas e no guarda-roupas, era só "dar as costas" e pronto: lá ia ela e desarrumava tudinho!!!! Eu ficava super nervosa, pois tinha o trabalho de passar as roupas e arrumá-las em seu devido lugar,e mamãe em questão de minutos, DESARRUMAVA TUDO !!! Aos poucos, fui chegando a conclusão que o "cérebro de um paciente de Alzheimer", "vê" tudo trocado! Ou seja, o que para nós (cérebros saudáveis) vemos como tudo em perfeita ordem, para eles é o contrário: eles vêm como tudo desarrumado! A cada "tempo" uma novidade! E chegou o tempo de levar TUDO a boca: FASE ORAL. E esta fase chegou juntamente com a fase de "brincar de bonecas". Tivemos que comprar aqueles brinquedinhos de borracha flexível, macia, que servem como mordedores. Essa "fase de bonecas", surgiu através da sugestão de uma tia que morava em Juíz de Fora,e que tinha uma vizinha portadora de Mal de Alzheimer. E, segundo, esta minha tia, essa senhorinha passava a maior parte do tempo "brincando" com as bonecas. E esta minha tia foi quem comprou e deu de presente a minha mãe, a primeira boneca de pano! Minha mãe adorou a boneca, e com isso minha tias enviou outras bonecas, e eu também comprei algumas. E, assim, além da TV ligada o dia inteiro, minha mãe tinha uma outra forma de distração: brincar de bonecas! ********************************************************************************** Quero deixar registrado aqui, também, que em se tratando de alimentação, se dependesse da mamãe ela comia de tudo!!! Mas a geriatra recomendou uma alimentação onde estivesse incluídos legumes, verduras e frutas ... e que evitasse doces, chocolate, café,... Alimentos que apresentassem CAFEÍNA estavam FORA do "cardápio". O interessante que o que ela comia, também ela "defecava" em grandes quantidades!! Um absurdo!! Como ela não se lembrava que já havia comido alguma coisa, ela passava o dia inteiro COMENDO!! O curioso é que ela NÃO ENGORDAVA!! A doutora explicou que TUDO o que ela COMIA, perdia nas fezes e na urina, daí a necessidade de se tomar Suplementos Vitamínicos constantemente. ********************************************************************************** Certa vez eu já havia limpado o interior da casa e estava já terminando de lavar o quintal (a higiene do ambiente aonde vive o paciente de alzheimer é imprescindível para sua saúde!). Quando terminei tudinho, eu pensando que estava com as tarefas encerradas por aquele dia ... Nossa, que susto eu levei!! Ao entrar na casa, senti um forte cheiro de FEZES ... quando me aproximei do corredor principal da casa, me deparei com a cena: ERA FEZES PRA TUDO QUANTO É LADO!!! Mamãe havia sujado não só o corredor, mas também os dois banheiros e a área de fundos da casa! Eu fiquei louca, louca, louca!!! Não conseguia acreditar no que via!!! Eu estava tão cansada, me sentia sem forças pra limpar tudo aquilo - DE NOVO - e sozinha!!! Por sorte, meu pai chegou naquele momento e me ajudou no que pode, pois ele já era um senhor na "casa" dos 80 anos de idade! A mamãe aprontava mesmo!!! Não podia ficar sozinha que com certeza ela iria aprontar alguma coisa!!! rsrssssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário