Contador de Visitas

segunda-feira, 4 de março de 2013

Os primeiros indícios da doença de Alzheimer na mamãe

Minha mãe sempre foi uma mulher muito trabalhadeira, criou os 6 filhos carregando muita lata d`água na cabeça e cesto repleto de pães. Fazia cada bolo! Hummm... e o pudim de leite moça? Nossa, divino!!! Minha mãe era muito prendada, fazia muitos doces, bolos e salgados para vender, e ainda conseguia cuidar de nós (6 filhos) e manter a casa, nossas roupas, alimentação, tudo em perfeita ordem! Foi a partir do ano 2000 quando então sai do emprego por motivos pessoais, e passei a ficar mais em casa, é que comecei observar algo estranho nela. Já não cuidava mais da casa e muito menos dela mesma! A comida, então, ou saía salgada, ou saía queimada! Já não sabia mais fazer o café ... fazia Chá Mate, e oferecia as pessoas como se fosse café! Passava dias sem tomar banho! E queria vestir sempre a mesma roupa! Quando assistia televisão, afirmava que as pessoas "conversavam" com ela. Tinha um comercial de um produto para emagrecer, que toda vez que passava, ela me perguntava: Olha só, eles estão dizendo que eu estou gorda e estão mandando eu tomar aquele remédio! Você acha que eu estou gorda mesmo? Enfim, era o indício de que ela estava começando a se desligar do mundo, da realidade. Várias vezes por dia me perguntava que dia era aquele dia!!!! Às vezes isso até me irritava. Se tinha uma coisa que ela amava era MÚSICA! Passava quase o dia inteiro com o rádio nas alturas ouvindo, forró, pagode ... só músicas animadas! Aos poucos, ela foi "esquecendo" o rádio, até que nunca mais o ligou! Ela tinha uma neurose: passava o dia inteiro lavando o quintal e a calçada. Como gastava água!! Isto era motivo de briga entre meu pai e ela! Ela desperdiçava água constantemente! Enquanto o interior da casa vivia no total abandono, o lado de fora da casa ela limpava em exagero. Eu sempre queria ajudá-la nas tarefas domésticas, mas ela reagia agressivamente e não me deixava se quer me aproximar dos móveis da casa! Eu cansei de convencê-la a procurar um médico, pois era bem visível que ela estava com algum "probleminha" na memória. Mas ela sempre se recusava a ir ... SEMPRE! Pedi ajuda aos meus irmãos que a convencessem a ir ao médico, inclusive a uma irmã dela, mas eles diziam que "não viam nada de anormal nela", que ela estava bem! Pois é ... esse é o mal que mais acontece: A FAMÍLIA NÃO PERCEBER OU SIMPLESMENTE IGNORAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A PESSOA! Quando a noite chegava, e a lua estava "alta no céu", ela dizia para as pessoas que a lua era uma grande amiga dela, pois aonde ela ía, lá estava a lua a segui-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário