Contador de Visitas

domingo, 3 de março de 2013

O que é Alzheimer ?

"O mal de Alzheimer deve seu nome ao médico psiquiatra alemão que o descobriu em 1906, o Dr Aloïs Alzheimer. O Alzheimer é uma doença crônica cada vez mais freqüente entre a população. Trata-se de uma doença que afeta a memória e as faculdades mentais em geral, e que evolui de maneira progressiva e irreversível, devido a uma degeneração do tecido cerebral, que leva a pessoa a um estado de demência. O mal de Alzheimer, na sua forma mais freqüente, aparecem geralmente por volta de 60-70 anos e nem sempre é diagnosticado. O principal sintoma é uma progressiva perda de memória e do sentido de orientação, depois da capacidade de se comunicar e de agir, até o alheamento total e a morte, geralmente por alguma infecção." (Fonte: Pesquisa no site google) ************************************************************************************************ Costuma-se dizer que Alzheimer é a doença em que as pessoas "viram crianças", e que só lembram das "coisas do passado". Na verdade, eu posso aqui afirmar que Alzheimer é isso e muito mais!! Sim, porque a medida que a doença avança, os portadores dessa doença não reconhecem mais nada: nem pessoas, nem objetos; ou seja, se você "apresentar", por exemplo, uma maçã e perguntar o que é, simplesmente não sabem responder! Não reconhecem nem mais as "imagens" ou "símbolos sagrados" (cruz, terço, imagem de santos, etc). <><><> Com o tempo não conseguem: Se alimentarem sozinhos (você tem que levar tudo a boca do doente!); No início da doença precisam de auxílio na hora do banho e depois já não conseguem mais tomar banho sozinhos!; Tornam-se pessoas agitadas, ansiosas e só querem ir pra rua! (isto quanto ainda conseguem andar); Não têm mais controle sobre a urina e fezes (fazem tudo na fralda!); Não diferenciam NOITE / DIA; Enfim, tornam-se uma pessoa totalmente DEPENDENTE de outra pessoa (VOCÊ ou o Cuidador de Idoso)!

5 comentários:

  1. Vc relatou exatamente a minha vida com minha mãe.
    Cuido dela completamente sozinha. Sem nenhum apoio afetivo ou de suporte pratico. Tenho 64 anos e ela 85 . Uma idosa cuidando de outra. Meus irmãos, sobrinhas, sobrinhos, primas, noras, amigos, ... Todos nos abandonaram literalmente.
    Tem dias que penso que vou morrer de tanta exaustão e solidão. Mas penso em como seria cruel a sobrevivencia dela sem eu, e me fortaleço novamente.
    Nenhuma doença e prova é tão cruel e dolorosa quanto a demência de alzheimer.
    Tudo que voce passou , eu estou passando agora.
    Sinto meu corpo inteiro adoecer. E minha mente também.
    Você tem sua crença, eu só tenho a minha essência de amor e compaixão por ela. Só tenho uma força de titã e um coração cheio de carinho e compreensão. Só tenho garra e objetivo de cumprir minha missão. Mas diferente de você que tem a crença para se apegar, eu sou atéia.
    O que creio não me faz inferior ou superior à ninguém.
    E assim vou seguindo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neusa ... a fé é algo sempre muito bom em nossas vidas. Mas, graças a Deus que mesmo você se dizendo atéia você tem sentimentos muito nobres em relação a sua mamãe do que muitos que se dizem cristãos mas na hora de realmente "pregar" o cristianismo, se escondem nas mais idiotas desculpas para não "estender" a mão ao próximo. Realmente a doença de Alzheimer é uma lição muito dura e que só os fortes conseguem "sobreviver". Se você consegue se "apegar" a si própria quem sou eu para julgá-la! Pelo contrário ainda que não acredite em minhas palavras, te digo com toda a minha fé de que DEUS está dentro de ti te dando toda essa fortaleza! Pois se somos imagem e semelhança dEle, com certeza ainda que você não creia, mais ELE crê em ti!... tanto que te deu esse grande desafio de aos 64 anos cuidar de sua mamãe de 85 anos! Eu te parabenizo pela coragem e fidelidade a sua mamãe e não abandoná-la! Muitos podem terem as abandonado... dói na gente isso, mas que bom, Neusa, assim você sabe que essa pessoas não são dignas do seu convívio, pois foi na dor que você viu quem são seus verdadeiros AMIGOS, PARENTES, IRMÃOS... em outras palavras, VOCÊ se livrou de pessoas falsas, egoístas, mesquinhas... e VOCÊ viu que é tão forte que mesmo muitas vezes se sentindo fraca, cansada, esgotada, ainda assim encontrou forças para dar volta por cima SEM PRECISAR DELES! Um forte abraço fraterno! Que a luz Divina sempre ilumine seus caminhos e te dê forças, sabedorias para enfrentar tudo o que vier pela frente. Amém.

      Excluir
  2. Minha mãe, e o alzheimer .
    @neusa360

    ResponderExcluir