Contador de Visitas

terça-feira, 2 de abril de 2013

A RENÚNCIA

Escrever sobre este tema "Renúncia", creio ser o mais difícil, penoso para mim! Mas, o que vem a ser RENÚNCIA??? Segundo pesquisa realizada por mim em um dicionário da língua portuguesa,datado do ano de 1985, autor Francisco da Silveira Bueno ... RENÚNCIA significa ABDICAR, DESISTIR, DEIXAR VOLUNTARIAMENTE A POSSE, EXONERAR-SE DE CARGO COLETIVO, RECUSAR, REJEITAR.*********************Não é fácil "renunciarmos" alguém ou alguma coisa na vida! É sempre dolorosa a decisão de "deixarmos" algo que muita das vezes AMAMOS por AMOR a outrem! SIM, porque para se renunciar alguma coisa na vida, se não for POR AMOR, a decisão será mais ainda dolorosa!!! Eu era tão jovem, tão cheia de sonhos e planos ... um futuro brilhante, uma carreira promissora! Fazia o que eu mais amava: CANTAR, COMPOR, TOCAR TECLADO!! Gravei até CDs com músicas católicas, cristãs. Amava sair por este mundo de meu Deus, levando a Palavra do Senhor, através do meu dom da música. Mesmo depois que diagnosticada a doença de Alzheimer da minha mãe, eu ainda conseguia realizar minhas atividades normalmente. Todos os domingos eu estava nas missas dominicais das 7h:30 min, tocando teclado, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe: EU AMAVA O QUE EU FAZIA!!! Era maravilhoso estar SEMPRE na Casa de Deus!!Fazia apresentações musicais em diferentes denominações. Eu conseguia administrar muito bem o meu tempo. Cuidava da casa, dos meus pais, dos meus animais de estimação, da minha carreira! Porém, após a morte de meu pai em 21 de março de 2011, minha vida simplesmente MUDOU!!! De repente me vi completamente SOZINHA, com muitos problemas para solucionar ... nossa casa estava caindo em nossas cabeças ... dinheiro preso por conta da justiça ...e minha mãe em cima de uma cama por causa da doença de Alzheimer: mamãe sentiu a falta de papai e sua doença agravou mais ainda!*********************************************************** Eu me senti caindo num abismo sem fim!!! Agora já não era mais meu pai SENTINDO A FALTA DOS FILHOS, DA FAMÍLIA!...Agora, quem sentia tudo isso e muito mais ERA EU!!!! Foi uma mudança RADICAL em minha vida! Eu tinha uma vida independente, uma vida "estável" ... tinha minha moradia própria: um apartamento construído nos fundos da casa de meus pais (eu mesma havia pago para ser construído anos atrás). Tive que deixar meu ministério de música na igreja: NUNCA MAIS toquei nas missas dominicais! Tive que lutar na justiça para conseguir oficialmente a guarda (CURATELA) da minha mãe, para providenciar a pensão dela, e movimentar o pouco dinheiro que meu pai havia deixado no banco. Tudo foi muito difícil, pois não tive APOIO da família! Mas, Deus, que é PAI "providenciou" todo auxílio necessário! Consegui, inicialmente, uma acompanhante para minha mãe, para que eu pudesse sair diariamente na intenção de resolver todas as coisas ligadas a justiça e direitos. Depois tive que usar de muita coragem, discernimento, sabedoria, para realizar OBRAS DE MANUTENÇÃO em nossa casa! A primeira providência foi reformar uma suíte para "abrigar" a minha mãe. Feito isso, começaram, então, as obras! Muita poeira, sujeira, barulho, gastos, aborrecimentos, estresses!!! Quando as obras parcialmente terminaram, acomodamos novamente a mamãe na casa, e eu tive que me mudar do meu apartamento para estar mais próxima a ela! (Aí começava as minhas "primeiras dores" da RENÚNCIA). Foi muito difícil para mim deixar para trás o meu "cantinho" que eu havia lutado tanto para construir e viver a minha vida! Aos poucos, fui tendo que RENUNCIAR a TUDO POR AMOR A MINHA MÃE! Eu não tinha coragem para colocá-la em um asilo! De jeito nenhum!!! Até porque com a morte de meu pai, eu me apeguei muito a ela!!! Era TUDO o que eu tinha de "sobra" da minha "família": MINHA MÃE. TODOS já a haviam abandonado, dando as mais ridículas desculpas! EU NÃO PODIA ABANDONÁ-LA TAMBÉM!!! Minha mãe foi uma pessoa muito boa, fez muita caridade, ajudou muita gente!!! EU NÃO PODIA ABANDONÁ-LA! Tentei várias vezes conseguir acompanhantes para ela, mas não tive sorte, pois nenhuma deu certo! As que ficaram, foi no máximo alguns meses! É DIFÍCIL CUIDAR DE UM PACIENTE DE ALZHEIMER!...Não é qualquer pessoa que tem o DOM para CUIDAR de um idoso portador de Mal de Alzheimer. E tem mais ... mamãe "quebrava" o meu coração cada vez que me chamava de MÃE !!! EU NÃO PODIA ABANDONÁ-LA !!! Só me restou uma alternativa: RENUNCIAR A TUDO, A MIM MESMA, POR AMOR A MINHA MÃE! A carreira já não era mais o FOCO das minhas atenções ... EU HAVIA MORRIDO PARA O MUNDO!! E, com isso, paguei um preço muito caro, pois TODOS aqueles que eu pensava serem meus AMIGOS,simplesmente ME ABANDONARAM!!! É claro que SEMPRE fica alguém!!! E, graças a Deus, uns poucos amigos, que posso contar nos dedos de uma única mão, foi o que me restaram! Então, para não deixar meu trabalho "perdido" no tempo, passei a dedicar parte do meu tempo disponível, para "EVANGELIZAR PELA INTERNET", tomando como exemplo e referência a Santa Teresinha do Menino Jesus, mas conhecida como Santa Teresinha das Rosas, que foi uma freira da Ordem das Carmelitas, e que a igreja a reconhece como "Padroeira das Missões". Santa Teresinha evangelizava sem sair do carmelo! Ela evangelizava através de cartas!!! Pensando nisso, chegou-me a "idéia" de Evangelizar pela Internet, já que devido a doença da minha mãe, passei a ficar confinada dentro de casa, pois nem sempre tinha com quem deixá-la! Existe uma frase dita por Santa Teresinha que muito amo e admiro: "Compreendi que o amor encerra todas as vocações e que o amor é tudo, abraça todos os tempos e todos os lugares. Numa palavra, o amor é eterno. Encontrei minha vocação: o amor!" ************************************************************************************ E, assim, passei boa parte da minha vida: Evangelizando pela Internet . E, quando era possível, eu saía para fazer alguma apresentação musical. Eu dizia a mim mesma que se Santa Teresinha fosse viva nos tempos atuais, com certeza ela estaria evangelizando não APENAS por cartas, mas SIM pela INTERNET !!!!!! Eu repito aqui: Qualquer forma de RENÚNCIA é sempre uma experiência dolorosa. A pessoa precisa estar muito segura da decisão, e que seja sempre POR AMOR, pois senão a pessoa vai se sentir frustrada, deprimida, podendo até chegar a loucura! SIM, porque renunciar algo que tanto se ama, e que se batalhou toda uma vida para alcançar, e de repente se ver numa situação de ter que fazer "outra escolha", quando você pensava que já tinha "acertado" na escolha ... nossa, a pessoa tem que ser muito forte! E ESTA FORÇA SÓ QUEM NOS DÁ É DEUS! Eu só consegui ter essa FORÇA com a ajuda de DEUS! Sem Deus eu não teria "sobrevivido" a DOR DA RENÚNCIA!!!************************ E Deus que é o Senhor de Tudo e de Todos, sabendo dessa minha dor, soube como "amenizá-la", pois entrei na internet com um objetivo: EVANGELIZAR. Mas, de repente, ganhei muito mais com isso!... O carinho e simpatia de tantas pessoas que nem as conhecia pessoalmente, e que se tornaram solidários a minha causa, e diariamente passei a receber mensagens, cartões virtuais, uma palavra de aconchego, apoio ... enfim, encontrei nessas pessoas, a FAMÍLIA que eu tanto precisava para me ajudarem nesse momento tão delicado nos cuidados para com minha mãe. Só quem tem um paciente de Alzheimer em suas casas podem entender a minha dor e sofrimento! MAS EU NÃO ME ARREPENDO DE NADA! Pois o meu lugar lá junto de Deus eu sei que estás garantido! E sei que estou fazendo o melhor que posso para tornar estes últimos momentos de vida da minha mãe maravilhosos! Pois a cada dia, a gente tem a sensação que nós a "perdemos" pouco a pouco, pois o Alzheimer é uma doença ingrata, que evolui rápido e de forma silenciosa. Minha mãe quando estiver junto de Deus ela irá saber a filha que teve e que em nenhum momento a abandonou!!!*************************** Quanto a minha carreira, se for da Vontade de Deus, quando eu findar minha missão para com minha mãe, eu voltarei por cima, mais forte, mais humana, mais de Deus!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Querida Lira Cecília
    Sem dúvida nenhuma, Deus a premiou com uma fé inabalável e isso é tudo para quem desistiu de viver para si, para viver para outrem. Sua Mãe com certeza será sua grande intercessora quando for para o céu e aí minha amiga, o seu sucesso musical voltará a acontecer. Deus sabe o que faz, escreve certo por linhas tortas. Perdoe-me se não tenho tido o tempo necessário para levar a você um pouco do meu carinho virtual, mas lendo sua narrativa entendi o que realmente é RENÙNCIA. Eu que renuciei a muitas coisas nesse mundo posso avaliar o que realmente você está passando. Um grande abraço e espero que minhas orações possa ajudá-la a superar tudo isso até o fim, com resignação. Deus te abençoe sempre e do lado de cá estarei torcendo sempre por você. Beijos carinhosos e não desanime nunca...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo o seu apoio sempre presente, amigo Mauro! Foi uma surpresa encontrar um comentário seu, por aqui!... Espero que muitas e muitas outras pessoas não só LEIAM esta postagem, mas MEDITEM em cada palavra, em cada frase, em cada parágrafo. Como já disse no texto, não é fácil RENUNCIAR alguma coisa por AMOR a outrem! Mas quando temos nossa FORÇA (FÉ) alicerçada em DEUS, TUDO É POSSÍVEL! Beijos do fundo do meu coração para VOCÊ!!! Deus te abençoe muiiitooo...AMÉM!!!!!!!!

    ResponderExcluir