Contador de Visitas

quinta-feira, 6 de março de 2014

FASE FETAL (TERMINAL)

"Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração." (Romanos 12:12) De tudo o que tenho escrito neste blog, confesso-lhes que não foi fácil escrever esta postagem! Ao chegar aqui já vim com o coração despedaçado, sofrido, aquebrantado por ver o estado da minha mãe. E em antes de redigi-la, fiz questão de fazer algumas consultas na internet, comparando, entre lágrimas nos olhos, com o estado da mamãe nesta fase. Eu já havia ouvido falar, durante estes 9 longos anos da doença da mamãe, sobre esta FASE FETAL. Mas quando certo dia levei a mamãe à geriatra que a acompanha desde a constatação da doença, e ela ao examina-la, simplesmente me disse: "Sua mãe, agora, é uma criancinha... ela está na FASE FETAL".
A FASE FETAL é considerada a FASE TERMINAL da doença! As características predominantes no paciente de Alzheimer são: passam a maior parte do tempo deitado, não têm mais equilíbrio se quer para ficar sentado, já não andam mais, não conseguem mais falar, ficam com o olhar perdido no nada, rigidez muscular, ficam encolhidos (encurvados) como um feto no útero materno, suas mãos se fecham, têm dificuldade para engolir, dificuldade na eliminação das fezes, uso constante da cadeira de rodas, perda de peso até ficarem esqueléticos, suas pernas atrofiam por não mais se exercitarem (caminharem).
Esta fase realmente é terrível, pois você é obrigado a assistir um pouco a cada dia seu ente querido se despedindo da vida!... e você se sentir impotente por não poder fazer nada para reverter este quadro! Todo esforço é inútil, pois a doença de Alzheimer é cruel e sempre acaba vencendo! Nessa hora a presença de DEUS em nossas vidas é imprescindível! Só ELE para nos dar força e coragem! SÓ ELE para nos encher de esperança e preparar nosso coração para a SEPARAÇÃO que se anuncia à medida que a doença de Alzheimer chega em seu ponto culminante! Nestes longos 9 anos eu aprendi muito! Creio que me tornei uma pessoa mais forte, minha mente se abriu para muitas coisas e entre elas a VALORIZAÇÃO DA VIDA e que NÃO temos o direito de em nenhuma circunstância de "interrompê-la". Durante estes anos várias pessoas passaram pelo o meu caminho, e houve até aquelas que me sugeriram a não dar os remédios a ela para que assim morresse mais rápido! Foi a coisa mais absurda que já ouvi em toda a minha vida!
Por isso é aconselhável manter-se em comunhão (sintonia) com Deus, pois a força que precisamos nesta fase somente ELE poderá nos dar! Eu tive vários momentos de desespero, cansaço extremo, crises de choro ... mas posso lhes garantir que quando eu pensava que iria 'cair': DEUS ME SUSTENTOU NA MINHA FÉ!!! E foi assim que consegui chegar de cabeça erguida junto com a mamãe nesta FASE FETAL! E agradeço, aliás, SEMPRE agradecerei a DEUS pela oportunidade que me deu de cuidar da minha mãe, de viver essa experiência ao lado dela! AMÉM.

32 comentários:

  1. Lira Cecília, você é uma filha muito boa, tem filhos que quando vê a mãe doente internam, pois eu cuidei do meu pai durante 15 anos, pois ele teve um infarto agudo do miocárdio, depois AVC (Acidente Vascular Cerebral), começou aparecer o Mal de Parkison que a pessoa se treme toda e a Epilepsia, que ele caia no chão, eu tinha que sair correndo e levar direto para o hospital. Passando dez meses, eu perdi a minha mãe num grave acidente, ela indo comprar um jazigo no cemitério e o carro dela despencou de uma ribanceira de 15 metros, ela vindo bater com a cabeça numa pedra e teve traumatismo craniano, vindo a falecer dentro do cemitério, não foi brincadeira, a pior morte foi da minha mãe, ela uma pessoa que sempre estava bem, fizeram mil e uma regalias para ela entrar no cemitério dirigindo o carro, ela pedindo para voltar e o coveiro dizendo que era lá no alto, ela veio de ré, viu o jazigo, depois pegou o carro tentou manobrar, mais o carro não obedeceu porque tinha muita terra, eu estava do lado de fora e segurei o para-choque, foi muito triste. Conclusão: Ela não comprou o jazigo, a Santa Casa só deu o caixão, aí enterramos ela. É muito duro perder mãe, só quem perde sabe a dor que sente. Quando eu sonho com ela, eu levanto deprimida. É uma ferida que não cicatriza mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmãzinha em Cristo ... Eu tenho aprendido muito com esta doença da minha mãe , por isso, a minha mente "amadureceu" muito mais ainda!... o suficiente para te falar que a vida nos reserva coisas das quais nem imaginamos existir: umas boas e outras ruins. Por isso, para não sermos pegos "desprevenidos", devemos aproveitar cada instante, cada segundinho como se fossem os últimos! O que estou tentando lhe dizer é que não culpe nada e a ninguém pelo o que aconteceu a sua mãe. Apesar de ter sido uma morte horrível, era pra ter sido assim mesmo! Quem decide tudo nessa vida é DEUS! E NADA acontece sem a permissão dele!! Compreendo sua dor, sua indignação... mas tire de tudo proveito, lição! Sua mãe é uma ESTRELA LINDA lá no céu a brilhar em sua vida! E creia: ELA ESTÁ SUPER BEM E FELIZ. Beijos e que Deus te abençoe a cada dia muito mais! AMÉM!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Obrigada pelas lindas palavras!
      Beijos no seu coração, que Deus e Nossa Senhora lhe cubra com o manto sagrado.

      Excluir
  2. Lira, Deus nos leva por caminhos vida afora que não nos cabe entender, mas sim amar. Eu tenho um amigo que perdeu a mamãe com Alzheimer, ele é sacristão da Matriz. Deus o ajudou a enfrentar de cabeça erguida e o coração sereno. No caso das mães, são anjos que nos formaram, trouxeram ao mundo e fez de nós o que somos. Não mediram sacrifícios nem esforços para nos sustentar. ´Não sei se sua mamãe já partiu, mas de uma coisa eu tenho certeza Deus vai falar para você: bendita seja minha filha honrraste pai e mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia... amada irmã em Cristo. Agradeço-lhe, de coração, por suas palavras edificantes! Respondendo a sua pergunta, minha mãe ainda é viva, graças a Deus! Já está com 80 anos de idade e há 9 anos com Alzheimer! Sou filha única de mulher... perdi meu pai em 2011... cuidei dele enquanto precisou de mim!!! Antes, éramos nós dois cuidando da mamãe, mesmo ele estando com idade avançada (faleceu aos 83 anos) e com seus problemas de saúde, teve muita dedicação e paciência para com minha mãe! Depois de sua morte, ficou somente aos meus cuidados a minha mãezinha que tanto amo e quero bem! Tenho ajuda de DEUS e dos meus irmãos em Cristo... pois nessa hora da doença é que vemos nossos amigos e familiares!!! Pois é... infelizmente não tenho apoio da família, apenas uma única tia que de longe mensalmente nos envia dinheiro para a compra das fraldas... mas não costuma vim nos visitar, diz não querer ver minha mãe (irmã dela) nesse estado! E assim vou levando! Já estou apresentando alguns problemas em minha saúde devido ao estresse e a sobrecarga... mas SEMPRE mantenho minha FÉ EM DEUS que no fim tudo vai acabar bem! Um grande beijo em teu coração e que Deus a abençoe muitooooo... AMÉM!

      Excluir
  3. Querida amiga Lira! Também estou a 3 anos com minha mãe na fase terminal é muito sofrimento e assim como vc já chorei horrores e também muitas e muitas vezes senti a presença de Deus e dos anjos me amparando, me sustentando e me mostrando o caminho ,e também como vc estou muito mais forte . Agradeço a Deus por esta oportunidade por poder me dedicar totalmente a minha mãe. Deus dá as batalhas mais dificeis para os guerreiros mais fortes . Somos soldados de Deus, somos querreiras e amadas por Ele. Beijo no seu coração e na sua mãezinha linda um beijo na buchecha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Deus te abençoe a cada dia muito mais, amada! Amém!!! Um forte abraço fraterno a ti!

      Excluir
  4. Nossa!!!! Minha mãe JÁ está entrando nessa fase fetal.Meu Deus ñ estou preparada😌😌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha fé, força... ninguém NUNCA está totalmente preparado quando se trata de um portador de Alzheimer. O que valerá será o teu carinho, amor e paciência para com tua mãe. Deus te dê forças e te capacite... amém. Bjs

      Excluir
  5. lira talves seja ate estranho homem escrever tais comentarios, mas estou passando a mesma situação com meu pai pois minha mãe morreu de câncer a 6 anos ,e te digo esta fase e a pior , só eus para nos ar força . eus te abençoe .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Ivanildo... quando o assunto é ALZHEIMER não importa quem cuida: homem ou mulher. A dor, dificuldade, sofrimento são muitos parecidos! Digo "parecidos", pois o que difere um homem de uma mulher é sua força "muscular". Nós mulheres podemos até "tentar" pegar peso, mas nunca teremos nos braços a força de um homem. Porém a nossa força feminina não se concentra nos "músculos" e sim na sensibilidade, emotividade que nos impulsionam a fazer isto ou aquilo. Concordo com você quando diz esta fase ser "a pior". Realmente só em DEUS encontramos a força necessária. Um abraço fraterno a ti!

      Excluir
  6. Passo pela mesma luta hj com minha avó. Como está a sua mãe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... desculpa a demora em lhe responder. Mamãe Aracy faleceu em 16 de outubro de 2016. Faleceu em meus braços, em nossa casa. Agora ela está liberta da prisão do Alzheimer. Faleceu aos 82 anos de idade e 11 anos convivendo com a Doença de Alzheimer.

      Excluir
  7. Sua mãe é linda! meu pai tem Alzheimer e também está na fase fetal. Graças a Deus eu e minha família o amamos muito. Só o amor é capaz de superar essa dor. Deus nos dá o conforto necessário. Deus abençoe você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Só o amor e´capaz de superar a dor! Sábias palavras, amiga Cheila! Um beijo em teu coração!

      Excluir
  8. Acho que minha mãe está com essa doença e não tenho mais condições financeiras de pagar cuidadoras, alguém conhece algum grupo de voluntários onde eu possa encontrar alguém que possa me ajudar? Sou filha única, tenho distrofia muscular e meu pai é idosinho 85a, tem Parkinson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina ... tente se informar com alguma pessoa que trabalhe em Clínica da Família. Quem sabe eles possam lhe dar alguma melhor orientação. Caso tenha disponibilidade para sair, veja na Defensoria Pública mais próxima a sua residência.

      Excluir
  9. Boa tarde, minha mãe tbm está na fase terminal,mas graças a Deus somos sete filhos, cuidamos dela com todo amor e carinho, além de darmos qualidade de vida pra ela, é muito triste ,mas a nossa fé e nosso amor por ela supera qualquer tristeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo por existirem pessoas de coração BOM como vocês, que mesmo em momento de tristeza e dor conseguem permanecerem UNIDOS e JUNTOS "dividem" as "dores" amparando uns aos outros. Continuem sempre assim fazendo o BEM. Deus os recompensarão por tamanha caridade feita a sua mamãe! abraços...

      Excluir
  10. Bom dia Lira você e uma filha especial do Pai Celestial e de Jesus Cristo tuas palavras e teu amor por tua mãe e maravilhoso,sim devemos honrar nossos pais,nesta terra a onde viemos passar por provações e alegrias,só quem tem Deus em seu coração e conhecimento entende os propósitos de Deus em nossas vidas,as atitudes mais sagradas que Deus valoriza a seus filhos e quando ajudamos a nosso próximo assim como nos ensinou Jesus Cristo em ter caridade amor e trabalho de ajuda aqueles que estão precisando de nos eu e minha esposa também estamos cuidando de minha sogra aqui em minha casa,ela também tem Alzheimer esta acamada,não fala tem que trocar fraldas dar banho e se alimenta por sonda nasal,e muito triste ver uma pessoa assim que já foi muito ativa e muito boa mãe,mas assim e a vida um dia nossos pais cuidaram de nos agora e nossa vez,mas graças ao conhecimento que nos temos no evangelho essas pessoas morrem e vão para o mundo espiritual a onde descansam de suas dores e problemas que tiveram nesta terra e estão com Deus e sabemos que graças a ressurreição de Jesus Cristo todos nos também vamos ter um corpo perfeito assim como Jesus tem e que todos nos que fizemos boas obras desta terra vamos ter a oportunidade de encontrar nossos pais e familiares e todas aquelas pessoas boas que estiveram ao nosso lado e nos ajudaram nos momentos de provações.
    Que Deus te continue abençoando como uma filha especial dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Fiquei imensamente FELIZ em ler suas palavras Marcos! Realmente quando temos nossa vida alicerçada na Palavra de Deus ela é o nosso alimento espiritual que nos dá força, entendimento, esperança e melhor compreensão para as coisas que muitas das vezes não conseguimos humanamente compreender, mas pela FÉ somos devidamente "capacitados" por Deus! Um forte abraço fraterno e que nosso bom Deus seja SEMPRE a força de vocês! Amém.

      Excluir
  11. Bom dia Lira estamos passando essa situação com a nossa vó... Ela está internada com pneumonia e se alimentando por sonda e com aparelho para respiração... O medimé ate sugeriu o desligamento do aparelho o que nos deixou bastante tristes pois ela está consciente fala e escuta também sorri.... Mas ela não nos diz que e por causa do Alzheimer que ela está internada... O descaso é muito grande da parte deles... Tento pesquisar o máximo que posso para tentar ajudar pois ela está acamada inchada com alguns vermelhidão por seu braços e pernas... Disse que ela precisa de fisioterapia... Mas como sou esposa do neto dela não posso opinar muito mas a amo e queria poder ajudar mais... Gostaria que nesse momento ela tivesse uma qualidade de vida melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane... talvez essa minha resposta lhe tenha chegado um tanto tarde demais, pois realmente quando um portador de Alzheimer chega ao estágio em que se encontra a avó do seu esposo, não há muito o que se fazer a não ser dar muito AMOR, CARINHO, COMPREENSÃO ... e as medicações que ainda lhe forem necessárias. No mais ... Deus sempre tem sempre "a melhor opção". Um forte abraço e que nosso bom Deus lhes deem sempre muita força... amém.

      Excluir
  12. Querida colega, tbem cuidei da minha mãe por longos 9 anos. Agora ela descansa em paz, Deus a recolheu. Écexatanente como vc disse, a tristeza de vê-la definhando fazia com que eu achasse que eu não estava fazendo o suficiente para ajudá-la. Foram madrugadas de choro, de cansaço, sono,é quantas vezes eu não disse a Deus que eu estava cansada,!? Mas no dia seguinte oque recompensada todo aquele cansaço, era o sorriso mais lindo e agradecido dancinha mãe pra mim. Eu prometo que ficaria com ela até o fim e fiquei. Tem um buraco enorme no meu coração mas a paz que ela me deixou ao partir alivia a dor da saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite a tds! Tbm passo por essa fase c minha tia de 89 anos e tenho minha mãe de 97 mas minha tia é quem tem s doença de Alzheimer. Já fazem 10 anos de diagnóstico de minha tia.E só posso dizer que essa fase e das piores q já enfrentei.Tem dias difíceis tem dias sublimes do olhar e sorriso de um bb.Sinto que td tem seu tempo. Tempo de Deus mas mto difícil de administrar. Peço à Deus à misericordia Divina pois sei que ela só fez o bem na Terra como digo um anjo de asa quebrada.
      Meu abraço fraterno a tds que passam por isso.

      Excluir
    2. Olá... parabenizo a você por ter tido a coragem de ficar ao lado da sua mamãe até o fim!... assim como eu fiquei. Digo parabenizo pois eu sei o quanto e´sofrível cuidar do começo ao fim de um doente de Alzheimer... São fases intermináveis de muita dor e sofrimento que só os "fortes" e "corajosos" aguentam firmes em DEUS a missão! Deus com certeza te cobrirá de muitas e muitas bênçãos pela caridade prestada a sua mãe! Abraços...

      Excluir
  13. Boa noite... Tive a pessima experiencia de presenciar todas as fases do Alzheimer que acometeu minha mae... Ela estava internada numa clinica de repouso e pelo menos 4 vezes na semana eu ia visita-la e sempre eu tinha a impressão que minha mae não pertencia mais a este mundo e a qualquer momento o fisico dela iria sucumbir. Foram 2 anos de sofrimento e angustia pois minha mae não falava mais, não esboçava nenhuma reação. Eu tentava entender sua comunicação atraves dos olhos. No dia 02/09/2018 ela faleceu na UTI em decorrencia de pneumonia aspirativa e infecção na urina. Mina mae vinha se definhando aos poucos e seu corpo fisico sofreu diversas inflamações . A gente sabe que o Alzheimer é uma doença degenerativa, contudo eu sabia que a presença viva da minha mae me confortava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Liliam ... que posso lhe dizer nessa hora para confortar o teu coração? Eu ... eu que passei por tudo isso sei muito bem como se sentiu nos cuidados com sua mãe e como tem se sentido após o findar da missão... Olha ... Sua mamãe está liberta da prisão do Alzheimer e... creia.. ela está feliz junto a Jesus e de lá está cuidando de você e dos demais entes queridos que deixou na face da Terra! Você cumpriu com a missão... com certeza seu galardão junto ao Senhor é de grande valor espiritual! Fica com o coração em paz, segue tua vida, seja feliz! Deus te abençoe sempre ... amém. Abraços ...

      Excluir
  14. Minha mãe está com Alzheimer ha sete anos. Começou quando ela tinha 57 anos, hoje ela está com 64. E uma doença que maltrata demais a nos todos. Minha mãe está na fase terminal, em Julho deste ano fizemos uma ressonância e o Geriatra constatou uma grande degeneração, é como se ela tivesse um cérebro de uma pessoa de 100 anos num corpo de 64. Entrou na posição fetal de setembro pra cá. Come na seringa, não evacua mais sozinha e está muito magra. Todos os dias são de tortura pra mim. Graças a Deus ela e muito amada por mim, por minha filha, ( sou filha única) e pelas irmãs dela. Gente, o que eu gostaria de saber de vocês que tem mais experiência, como vocês constataram que estava perto da partida? Tenho muito medo de perder minha mãe, choro, abraço, beijo, não quero esquecer o cheiro dela, fico olhando cada centímetro do corpinho dela para nao esquecer nenhum detalhe, mas eu não consigo me acostumar com esse periodo de desapego. Me respondam por favor, como vocês sentiram e como foi os dias antes da partida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ... talvez ao postar essa resposta lhe tenha chegado tarde demais ... Mas ... a partida é algo que sempre nos assusta... ainda quando é referente a alguém a quem muito amamos.Partindo do princípio de que "enquanto há vida, há esperança", a doença de Alzheimer e´como uma caixinha de surpresa que sempre nos "apronta" com alguma "novidade"... Em outras palavras, não dá para precisar ao certo como "sentir que está chegando o fim" de uma pessoa. É sabido que os quadros infecciosos provenientes de pneumonia, do trato urinário, são muito perigosos já que os portadores de Alzheimer apresentam imunidade baixa. Mas sabia que DEUS sempre de alguma maneira "nos prepara"... "dá sinais" de que se aproxima a partida de uma pessoa enferma... No mais, é confiar na misericórdia Divina. Lembre de que "do pós viemos e ao pós voltaremos"... isso é fato, não temos como "escapar" dessa realidade. Viva cada momento como se fosse o último, pois na vida tudo é passageiro, estamos aqui para "estudo", de "passagem", e ao término das nossas "lições", todos nós iremos de volta à Casa do Pai Eterno. Que Deus seja sempre a sua força hoje e sempre... amém. Abraços...

      Excluir
  15. Sou Charlotte Johnson, 65 anos, aqui em Alberta, Canadá. Com o novo remédio à base de ervas que comprei do Dr. James, o remédio à base de ervas, a África Ocidental era minha única maneira de me livrar do meu Alzheimer, o remédio à base de ervas reverteu minha condição e aliviou todos os sintomas. No início, estava muito hesitante em falar sobre meu Alzheimer, mas espero que ainda possa ajudar alguém. Acho que esta será uma informação muito importante para todos os pacientes com Alzheimer, porque o elemento mais violento da sociedade hoje é a ignorância. Seja em qualquer condição, uma dieta saudável e remédios de ervas e raízes naturais do Dr. James são o caminho para uma recuperação rápida. Eu sofri de Alzheimer por muitos anos, lutei por recomendações médicas adequadas, cuidados e todas as formas de tratamento humano com pouca melhora. Passei por muitas noites sem dormir e por períodos de intensa tristeza, como a maioria das famílias. Fui recomendado por um amigo para usar o remédio de ervas do Dr. James para o meu Alzheimer com grande esperança e segurança. Eu nunca duvidei do meu amigo, mas para contatar o Dr. James. E comprei seu remédio de mistura de ervas que foi eficaz e finalmente sinto que meu Alzheimer desapareceu sem mais sintomas. Ele também me disse que conseguiu curas para doenças como doenças pulmonares, doenças renais, verrugas, transtorno bipolar, herpes zoster, HPV, ALS, CÂNCER, SÍNDROME NEFRÓTICA, HIV / AIDS, vírus herpes, câncer de ovário, câncer de pâncreas, câncer de bexiga, câncer de próstata, Glaucoma., Cataratas, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Autismo. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer, psoríase, Doenças de Tach, Lúpus, Dor nas costas, demência, câncer de pele, .Câncer testicular, Leucemia, HEPATITE A, B, C, Contate o grande em seu e-mail
    DRJAMESHERBALMIX@GMAIL.COM Com os medicamentos fitoterápicos do Dr.James para Alzheimer, confie em sua cura permanente para o Alzheimer e você testemunhará como eu, obrigado a todos.

    ResponderExcluir