Contador de Visitas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Despesas com um paciente de alzheimer

"Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações." (Salmo 46:1) A Paz de Jesus a você que está lendo esta postagem!! Saiba que Deus te ama muito e não te desamparará! Resolvi iniciar esta postagem com o versículo acima pois foi em Deus, imbuída da sabedoria divina, é que pude fazer "milagres" com nossa renda familiar para custear o tratamento da minha mãe. Os gastos com um paciente de alzheimer é algo assustador! Os remédios são caríssimos ... não curam a doença, mas atenuam seus sintomas. Não dá se quer para fazer um planejamento mensal, controlar gastos, ou mesmo pensar em economizar algum dinheirinho! O bom mesmo é você evitar comprar coisas desnecessárias, evitar gastos com festinhas ... enfim, o ideal é que sempre tenha um dinheiro disponível para emergências! Procure montar em sua própria residência uma espécie de Farmácia Doméstica. Como assim???? Tenha sempre em casa uma caixinha de Primeiros Socorros contendo gase, esparadrapo, soro fisiológico, algodão, cotonete, água oxigenada, termômetro, etc. Você nunca sabe quando poderá precisar! Bom mesmo é se prevenir e ter sempre em mãos para uma necessidade urgente!
•FRALDAS GERIÁTRICAS: Nossa, como são caras! E como eles gastam!!! Afora os medicamentos, pode-se dizer que as fraldas são as que mais pensam no orçamento! •CAPA PARA COLCHÃO: É super útil e necessária, pois evita que em caso da fralda não der vasão, a urina do paciente não molhe o colchão. •COLCHÃO CASCA DE OVO: Ideal para evitar formação de escaras (feridas). Mas dependendo das condições climáticas, ou seja, se for muito quente aonde reside o paciente de alzheimer, é aconselhável colocar na cama um COLCHÃO D`ÁGUA. Este tipo de colchão é muito mais caro do que o de casca de ovo, mas sua funcionalidade é 100% na prevenção de escaras. •POMADA HIPOGLÓS: Necessária para prevenir e/ou eliminar assaduras. •ÓLEO DE GIRASSOL: Ideal para lubrificar, tonificar a pele do doente. A pele do paciente de alzheimer costuma ressecar muito, formando até feridinhas! •MEDICAMENTOS: Levando-se em conta ao histórico clínico de cada paciente de alzheimer, pois cada um tem reações diferentes, costuma-se administrar calmantes, vitaminas, laxantes, e remédios para estimular a memória. No caso da minha mãe, desde o início do tratamento ela, por exemplo, só fez uso do medicamento EXELON para sua memória. Iniciou com a dose mínima, aumentando gradualmente. A princípio era na forma de cápsulas, pois no início minha mãe ainda conseguia engolir, mas depois a geriatra passou a administrar EXELON PATCH 9,5, que era uma espécie de adesivo. Seu custo é altíssimo! Mas graças a Deus conseguimos cadastrar a mamãe em um programa da NOVARTIS, e ela recebeu um Cartão Vale + Saúde, aonde tinha um ótimo desconto sobre o medicamento!
•SUCO MAIS VITA A BASE DE SOJA: Nos últimos anos, a minha mãe passou a rejeitar a água, e com o tempo percebemos que ela aceitava sucos! Então passou a fazer parte das nossas compras mensais, a inclusão das caixinhas de Suco Mais Vita ... em média umas 20 por mês! E para render e forçar ela ingerir água, nós colocávamos na canequinha um pouco de água filtrada e completávamos o restante com o suco mais vita ... e isto sem adicionar açúcar! •LUVAS DESCARTÁVEIS: Tenha sempre em mãos uma caixa de luvas descartáveis. Não é conveniente que faça a troca de fraldas do paciente, ou algum tipo de curativo, sem o uso de luvas! •ÁLCOOL 92°: Muito útil para todos os dias esterilizar a capa do colchão, por exemplo. •ÁLCOOL GEL: Necessário para você esterilizar suas mãos antes de manipular o doente, ou mesmo depois a troca, por exemplo, de uma fralda ou curativo.
•DESINFETANTE: Tenha sempre isto em casa não só para passar no chão do quarto do doente e/ou na casa toda, mas também colocar junto ao sabão em pó na roupa de molho do doente. Isto além de amenizar o odor da urina e/ou fezes, também ajuda na eliminação de bactérias. •CADEIRA HIGIÊNICA: Importantíssima para a hora do banho! •CADEIRA DE RODAS: Chegará um tempo que o paciente ficará tão debilitado, sem forças nas pernas, que necessitará do uso da cadeira de rodas.
•MAMADEIRA: Chegará um tempo que a mamadeira será de grande utilidade para administrar líquidos e ou papinhas bem ralinhas! •BRINQUEDOS: À medida que a doença avança, o paciente de alzheimer vai regredindo e realmente voltando aos primórdios da infância! No caso da minha mãe, ela passou a gostar de bonecas! Então passamos a comprar bonecas de pano para ela não se machucar, pois elas são mais macias. A pele do paciente de alzheimer com o tempo vai se tornando tão sensível que todo cuidado é pouco! ENFIM ... aconteça o que acontecer, NÃO SE DESESPERE! Um paciente de alzheimer pesa muito no orçamento familiar!!! A solução é você realmente se organizar, se abstendo de muitas vaidades para poder sobrar mais nos bolsos! E, acima de tudo, manter calma e se AGARRAR COM DEUS... SEMPRE! Quando estamos UNIDOS com a FORÇA DIVINA, o fardo pesa menos ... e o auxílio nos chega quando menos esperamos!!! Mas, não tenha em sua vida, seu familiar portador de alzheimer, como uma máquina de gastar dinheiro ou algo negativo. LEMBRE-SE de que quando você era criança e até se formar no homem ou mulher que és hoje, seus pais gastaram, investiram, muito mais em VOCÊ! OBSERVAÇÃO: Para aqueles que tiverem boas condições financeiras, com o tempo será necessário a contratação de uma enfermeira ou cuidador de idoso!

2 comentários:

  1. Para todo doente de Alzheimer, chega essa fase da mamadeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria ... nem todos passam por todas as fases da Doença de Alzheimer, pois muitos morrem pouco tempo depois do diagnóstico da doença. Em outras palavras, somente os que chegam na fase bem avançada ou terminal necessitam do artifício da "mamadeira" ou "seringa"; e há aqueles que só conseguem se alimentar via sonda.

      Excluir